domingo, 6 de janeiro de 2008

A Praia da Joaquina (II)

Tá dando polêmica. Mas como a história do nome vem de minha avó, neta da própria Joaquina, não vejo por que duvidar. Abaixo a troca de msgs recente, numa lista catarinense.

-----------------------------------------

Norberto,

O próprio barão foi senador por SC. Essa história, como te disse, me veio de minha avó, de solteira Herminia Gomes de Mattos Cresta (1888-1977), que a ouviu da própria Joaquina, sua avó materna.

Por enquanto é só um testemunho precário, mas já apurei que a família do barão tinha terras ao norte de Laguna. Estamos a 100 km de lá; vamos nos aproximar...

(Sobre distâncias: a ascendência carioca de minha avó, Gomes de Mattos, possuía terras em Inhomirim na Raiz da Serra, ao pé da estrada velha de Petrópolis, mas só realizava seus casamentos etc no Rio, na Candelária e na Sé, a 60 km de distância; Valério Gomes da Silveira, pai do Dr. Filipe Gomes de Mattos, avô do genro do Laguna, vivia mais longe ainda, a 100 km, numa sesmaria aqui a 30 km de Petrópolis, na Posse, mas também aparece é na documentação do centro do Rio.)

Obrigado pelo retorno. Vou tentar esclarecer isso de vez.

fa

--- Em cafe_scgen@yahoogrupos.com.br, "Ungaretti" escreveu
>
> Prezado Dória:
> Quanto sei, nenhum descendente do Barão de Laguna morou em Santa Catarina. A hipótese de ser devida a uma sua filha a denominação da Praia da Joaquina não tem sustentação em nenhum fato nem jamais por aqui foi aventada. A lembrança da Joaquina que deu nome à praia perdeu-se no tempo. É uma Joaquina, simplesmente, moradora do lugar, provavelmente. Nunca se saberá ao certo. Aqui já se disse uma vez que se tratava de d. Joaquina Ananias, mãe de Hercílio Luz. Tudo conjectura sem pé nem cabeça. Outro dia um descendente de Jerônimo Coelho referiu-se a informações de sua avó (neta do grande catarinense) de que Lauro Müller fôra muito ajudado por Jerônimo. Poderia até ser verdade, não fosse um detalhe: quando Lauro Müller nasceu (1864), J.Coelho já tinha morrido (1860)...
> Abraço,
> Norberto Ungaretti
>
> ----- Original Message -----
> From: Francisco Antonio Doria
> To: cafe_scgen@yahoogrupos.com.br
> Sent: Tuesday, January 01, 2008 9:51 AM
> Subject: [cafe_scgen] Re: A Joaquina da praia
>
>
>
> Paulo,
>
> Minha avó, que contou essa história, morreu em 77, eu já bode velho.
> Era neta materna da Joaquina dita da praia, com quem conviveu. Deve
> ter ouvido a coisa da fonte.
>
> Provavelmente a coisa se esclarece quando conhecermos a estrutura
> fundiária da área, naquele tempo. No momento sei que a família do
> Laguna tinha terras a uns 100 km de distância; muito longe, portanto.
>
> Feliz 2008!
>
> fa
>

Nenhum comentário: